Unidade
Universitária de Inhumas
PLANEJAMENTO
DIÁRIO - CRECHE
1- ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS:
Bruna Santos Silva
Jéssica de Oliveira Félix
Thaís Fernandes da Costa
Thais Pereira Silva
2- PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni Santos
3- INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: CMEI Maria Caetano
4-
IDENTIFICAÇÃO
DA TURMA: Maternal II B
5-
DATA: 22/09/2014
6-
JUSTIFICATIVA
Diante do projeto de trabalho
elaborado, percebemos nas crianças as necessidades de construírem significados,
explorarem o mundo que os cerca, possibilitando novas experiências, a troca de
saberes e interações. Temos como proposta de trabalho propiciar momentos
significativos que envolvam os elementos ar e fogo, dando possibilidade das
crianças explorá-los. Barbosa e Horn (2008, p. 50), nos diz que pensando e organizando
as atividades e o espaço “promovemos
a construção da autonomia moral e intelectual das crianças, estimulamos sua
curiosidade, auxiliamos a formarem ideias próprias das coisas e do mundo que as
cercam, possibilitando-lhes interações cada vez mais complexas”.
Assim buscaremos desenvolver a criatividade das crianças, para que possam
expressar suas emoções, sensibilidade e vivências.
7- OBJETIVOS
·
Estimular a curiosidade científica de forma
lúdica, através de experiências.
·
Reconhecer os elementos ar e fogo e sua
importância.
·
Propiciar momentos de interações e
experimentações com a utilização de diversos materiais.
8- ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES
SIGNIFICATIVAS
Em
primeiro momento será feita uma roda de conversa, no qual discutiremos acerca
do assunto (Fogo), logo após conversaremos e descobriremos quais os
conhecimentos que eles possuem sobre determinado assunto. Segundo momento serão
realizadas experiências com este elemento destacando suas utilidades, onde
juntamente com as crianças iremos preparar uma massa de bolo e levaremos ao
fogo. Em terceiro momento retornaremos
a roda para conversarmos sobre o elemento (Ar) no qual utilizaremos balões e
cata ventos para terem a percepção do
ar. Em seguida disponibilizaremos materiais para que possam confeccionar um
tapete coletivo e por fim retornaremos á roda de conversa para finalização do
dia.
9- RECURSOS
Serão
utilizados como recursos: Farinha, ovo, leite, sal, óleo, balões, cata ventos,
tintas, canetinhas, giz de cera, carvão, tecido, pinceis, canudos, copos,
sabão, tijolos, madeiras, isqueiro, panelas, vela.
1- ORGANIZAÇÃO
DO ESPAÇO:
Faremos um espaço acolhedor e
estimulante para o momento da roda, as propostas serão realizadas em um ambiente
que dará possibilidade de escolha de materiais para a realização das dinâmicas,
afim de que as crianças criem com autonomia e tenham experiências
significativas.
11-AVALIAÇÃO
A
avaliação será feita durante e ao final de cada dia por meio da observação e
análise das interações, das conquistas de cada criança e do grupo com as
atividades propostas.
12-REAVALIANDO
O DIA
13-FONTES DE CONSULTAS
Parabéns meninas, o blog está muito bem organizado, e rico em contribuições, abraços, Divina Célia
ResponderExcluirParabéns ao grupo pelo blog e pelo projeto, com certeza contribuiu bastante para a formação das crianças do CMEI. Cláudia Nascimento
ResponderExcluir