Criagogia informa:

ESSE BLOG É DIRECIONADO À DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA E A PROFESSORES QUE BUSCAM UM DIFERENCIAL EM

SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Plano de Aula - Elementos Fogo e Ar

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT5wDZqvA6AEuCx3zK_lFG-EoWo2wJ_LFlBcJhZkeAzzslH0YsV

Unidade Universitária de Inhumas
PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE
1-    ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS:
  
Bruna Santos Silva
Jéssica de Oliveira Félix
Thaís Fernandes da Costa
Thais Pereira Silva

2-    PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni Santos

3-    INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: CMEI Maria Caetano

4-    IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Maternal II B

5-     DATA: 22/09/2014

6-    JUSTIFICATIVA
            Diante do projeto de trabalho elaborado, percebemos nas crianças as necessidades de construírem significados, explorarem o mundo que os cerca, possibilitando novas experiências, a troca de saberes e interações. Temos como proposta de trabalho propiciar momentos significativos que envolvam os elementos ar e fogo, dando possibilidade das crianças explorá-los. Barbosa e Horn (2008, p. 50), nos diz que pensando e organizando as atividades e o espaço “promovemos a construção da autonomia moral e intelectual das crianças, estimulamos sua curiosidade, auxiliamos a formarem ideias próprias das coisas e do mundo que as cercam, possibilitando-lhes interações cada vez mais complexas”. Assim buscaremos desenvolver a criatividade das crianças, para que possam expressar suas emoções, sensibilidade e vivências.

7-    OBJETIVOS

·         Estimular a curiosidade científica de forma lúdica, através de experiências.
·         Reconhecer os elementos ar e fogo e sua importância.
·         Propiciar momentos de interações e experimentações com a utilização de diversos materiais.

8-    ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS
           Em primeiro momento será feita uma roda de conversa, no qual discutiremos acerca do assunto (Fogo), logo após conversaremos e descobriremos quais os conhecimentos que eles possuem sobre determinado assunto. Segundo momento serão realizadas experiências com este elemento destacando suas utilidades, onde juntamente com as crianças iremos preparar uma massa de bolo e levaremos ao fogo.   Em terceiro momento retornaremos a roda para conversarmos sobre o elemento (Ar) no qual utilizaremos balões e cata ventos para terem a  percepção do ar. Em seguida disponibilizaremos materiais para que possam confeccionar um tapete coletivo e por fim retornaremos á roda de conversa para finalização do dia.

9-    RECURSOS
Serão utilizados como recursos: Farinha, ovo, leite, sal, óleo, balões, cata ventos, tintas, canetinhas, giz de cera, carvão, tecido, pinceis, canudos, copos, sabão, tijolos, madeiras, isqueiro, panelas, vela.

1-  ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO:
Faremos um espaço acolhedor e estimulante para o momento da roda, as propostas serão realizadas em um ambiente que dará possibilidade de escolha de materiais para a realização das dinâmicas, afim de que as crianças criem com autonomia e tenham experiências significativas.

11-AVALIAÇÃO
A avaliação será feita durante e ao final de cada dia por meio da observação e análise das interações, das conquistas de cada criança e do grupo com as atividades propostas.

12-REAVALIANDO O DIA


      13-FONTES DE CONSULTAS


BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. 128 p.

2 comentários:

  1. Parabéns meninas, o blog está muito bem organizado, e rico em contribuições, abraços, Divina Célia

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao grupo pelo blog e pelo projeto, com certeza contribuiu bastante para a formação das crianças do CMEI. Cláudia Nascimento

    ResponderExcluir